Editorial

 

O blog tvdigitalnobrasil.wordpress.com apresenta uma proposta diferenciada dos demais blogs ou sites que buscam discutir este tema tão vigente que, às vésperas da estréia da transmissão do sinal digital, se torna objeto ainda maior de discussão nacional, passando a ser um assunto metalingüístico mais do que recorrente nos meios de comunicação em geral.

 

 

Entretanto, não apenas na mídia tradicional, bem como na própria internet, o tema é tratado majoritariamente com uma certa dispersão e uma superficialidade que geralmente limita-se a apregoar o que divulga a indústria, o governo e as emissoras comerciais. No caso específico dos sites e blogs que tratam do assunto, a grande maioria tem como enfoque as denominadas últimas notícias, o caráter da novidade, a mais recente polêmica declaração do político, do empresário e da ONG, sem ao menos inter-relacionar tal fato com circunstâncias econômicas, sociais ou culturais. Os posts, de maneira geral, são pertencentes à modalidade expressa, de leitura rápida, eficiente e de fácil absorção. Com exceção de alguns jornalistas, órgãos e instituições, poucos são os que buscam se aprofundar no tema, investigar contextos históricos, refletir acerca do posicionamento de uma determinada peça chave do governo ou de uma grande emissora comercial.

 

 

Neste aspecto, grande parte da chamada blogosfera parece ironicamente reproduzir com maestria o espírito dinâmico e leviano da consolidada linguagem televisiva. Nem a presumida parcialidade dos blogs e a esperada opinião pessoal da maioria dos seus autores parecem compartilhar com o seu público uma visão alternativa que se desagregue do establishment e de um recorrente discurso apologético dos avanços da tecnologia como um bem inquestionável e inevitável, independentemente do modo como essas transformações ocorrem.

 

 

É inserido neste contexto que este blog busca de maneira ambiciosa propor uma perspectiva distinta do trivialmente propagado pela mídia no que se refere à TV Digital no Brasil, com o intuito de se tornar um espaço virtual público para o debate e a reflexão acerca deste tema certamente ainda subestimado em termos dos impactos e de seu real potencial revolucionário.

Uma resposta para “Editorial

  1. Pingback: Contagem regressiva para o nada: às vésperas da estréia da TV Digital Brasileira « TV Digital no Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s